edição 15 • ano 4 • out/nov/dez 09 | HOME |

INOVAÇÃO
Um novo jeito de criar

CONHECIMENTO
Descobrindo Vcocacões

CAPA
The Elite Consumers - No topo da pirâmide
EDUCAÇÃO
Tão longe, tão perto

INTERNET
Vídeo online

Um novo mundo para conhecer

Tamanha é a velocidade das transformações do mundo contemporâneo que conceitos até ontem indiscutíveis hoje precisam ser revistos. E nós do IBOPE queremos transformar cada passo dessa nova sociedade em chances para realizar novos e bons negócios.

O estudo The Elite Consumers realizado pelo IBOPE Media é reflexo claro de uma demanda criada a partir dos movimentos dessa nova sociedade. Pela primeira vez, uma empresa de pesquisa propôs-se a conhecer em profundidade o perfil dos consumidores de alto poder aquisitivo de quatro países da América Latina. Informações que auxiliarão empresas atuantes no mercado de luxo a elaborarem estratégias de comunicação afinadas com essa camada da população.

Fazemos parte dessa nova sociedade que é pautada, certamente, pela evolução da internet. Uma ferramenta, no mínimo transformadora, que influencia, por exemplo, a criação de novas formas de comunicação: a rede aproximou consumidores de empresas e marcas, aprofundando suas relações. O artigo assinado por Aurora Yasuda, da Millward Brown, explica como uma nova metodologia da empresa avalia o impacto da comunicação digital nos atributos da marca.

A internet também é protagonista quando o tema é a democratização da informação. Para entender o quanto e como a tecnologia está disseminada nas escolas públicas brasileiras, apresentamos iniciativas que demonstram que o esforço existe, mas ainda há longo caminho a percorrer. Procuramos também entender o que está por trás do expressivo crescimento do consumo de vídeos online. Um hábito impulsionado pela disseminação da banda larga, que passará a ser mensurado em 2010 pelo novo produto do IBOPE Nielsen Online, VideoCensus.

A tecnologia é capaz, ainda, de nos colocar cara a cara com a inovação. Mas será que as empresas conseguem enxergar as oportunidades que chegam por meio dessa grande revolução? O IBOPE Inteligência, por intermédio do Programa de Inovação, vem auxiliando empresas a reinventarem seus próprios produtos e a inovarem a forma de se comunicarem com o cliente. Um processo que exige não só coragem para correr riscos, como também flexibilidade. E, como tudo aquilo que transforma está em nosso radar, o IBOPE Inteligência divulgou a nova onda do estudo Tendências Imobiliárias, que avalia intenção de compra de imóveis e perfil dos compradores em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A capacidade transformadora do IBOPE está principalmente focada no conhecimento, e queremos compartilhá-lo não só com nossos clientes, mas também com nossos colaboradores. O programa Talentos em Destaque, abordado nesta revista, incentiva a produção científica de artigos e papers, e reforça um perfil de gestão baseado no conhecimento estratégico.

Vamos juntos transformar 2010!

Rogerio de Azevedo Cajado
Diretor corporativo

IBOPE
Presidente - Carlos Augusto Montenegro • Vice-presidente
- Luís Paulo Montenegro • Diretor Corporativo - Rogerio de A. Cajado • Diretora de Recursos Humanos e Organização - Amélia Caetano • IBOPE Media: CEO - Flavio Ferrari • Diretor Executivo - Antonio Ricardo Ferreira • Diretora Comercial - Dora Câmara • IBOPE Inteligência: CEO - Nelsom Marangoni • Diretoras Executivas de Atendimento e Planejamento - Laure Castelnau e Márcia Cavallari • Diretor Executivo de Desenvolvimento e Soluções Técnicas - Ney Luiz Silva • Instituto Paulo Montenegro: Diretora Executiva - Ana Lúcia Lima

GIRO
Publicação trimestral institucional do IBOPE para públicos interno e externo • supervisão e edição: gerência de Comunicação Institucional, Valéria Segato Covre Fernandez (MTb 20.100) • coordenação: Taís Bahov (MTb 53.300) e Cláudia Jardim • entrevistas e textos: Ana Beatriz Ansarah (MTb 40.418) • edição de arte e produção gráfica: D´Lippi Design + Print • fotos: Shutterstock, Stockexpert e Paulo Pampolim • revisão: Eliete Soares • endereço para correspondência: Alameda Santos, 2101 - 8º andar – São Paulo/SP – CEP 01419 002 – comunicacao@ ibope.com. A versão eletrônica da publicação está disponível no endereço www.ibope.com. Autorizada a publicação dos dados contidos nas matérias desde que citada a fonte.