Estudo do IBOPE eRatings.com
movimenta o mercado de Internet

Empresa apresenta os resultados de um dos mais profundos estudos já realizados no País e comprova que a saúde da Internet no Brasil vai muito bem: os internautas brasileiros possuem mais de 25 anos, passam em média 8 horas por mês na Web e tem o grupo UOL como a propriedade preferida.

Outubro 2000

A partir de agora a Internet brasileira terá informações confiáveis e únicas a serem utilizadas em todo o mercado. Pela primeira vez, a Web nacional foi alvo de um dos mais profundos estudos, que detalha o perfil, comportamento, hábitos e preferências de seus usuários. A pesquisa realizada em setembro pelo IBOPE eRatings.com aferiu, ainda, a atividade publicitária dos banners. O estudo foi realizado em nível nacional, incluindo as áreas urbanas e rurais, nos domicílios. "Queremos alavancar o crescimento da Internet no Brasil e os resultados deste levantamento terão um papel fundamental para todo o mercado. Essa radiografia da Web brasileira comprova que esse é um mercado com um potencial inesgotável", enfatiza Tolis Vossos, CEO da empresa na América Latina.

O IBOPE eRatings.com, por meio do serviço Nielsen//NetRatings, revelou que a população brasileira com acesso à Internet no mês de setembro, apenas nos domicílios, é de 9,8 milhões de pessoas sendo que metade desse número é ativa, ou seja, acessa a Web pelo menos uma vez ao mês. O sexo masculino representa 58% e o feminino 42%. A maioria possui nível universitário completo, 55% têm acima de 25 anos e são responsáveis por 51% do tempo de acesso à internet, sendo os profissionais liberais, executivos, autônomos e técnicos em geral os maiores usuários. "Essas são as informações que o mercado precisava para acreditar mais na nova economia", completa Vossos.

No mês de setembro os brasileiros gastaram em média 8 horas navegando na Internet, os homens foram os campeões com 9h21min, contra 6h20min das mulheres. Os números mostraram também que o internauta navega em média 13 vezes por mês. O estudo utilizou uma amostra inicial de aproximadamente 2,5 mil colaboradores nos domicílios. Já o relatório de novembro contará com 5 mil colaboradores.

No Brasil a penetração da Internet nos domicílios com telefone fixo é de 15,5%. A região com maior índice é a Sudeste com 64,7%, seguida pela Sul com 17,8%. Na seqüência aparecem: Nordeste com 8,7%; Centro Oeste com 7%; e Norte com apenas 1,7%.

"Finalmente o mercado brasileiro tem dados precisos para direcionar melhor os investimentos. O serviço oferecido pelo IBOPE eRatings.com é uma moeda global e uma ferramenta altamente confiável", afirma Tolis Vossos.

As TOP 10 Propriedades da Internet Brasileira

O UOL foi a propriedade que registrou a maior audiência no mês de setembro com um alcance de 72,5% da população ativa da Internet, seguido pelo Starmedia Network com 48%, e Yahoo!, em terceiro lugar, com 41,9%.

Tabela 1

24,7% 27.689.077

Fonte: Nielsen//NetRatings

Os TOP 5 Domínios da Internet Brasileira - Categoria Portais*

Também nos domínios o uol.com.br registrou a maior audiência com 3,368 milhões de visitantes, seguido pelo bol.com.br com 2,015 milhões, e em terceiro lugar o terra.com.br com 1,814 milhões.

Tabela 2

Ranking por audiência Domínio Audiência
(em milhões)
Page Views Tempo por pessoa
1 uol.com.br 3,368 499.144.957 01:25:56
2 bol.com.br 2,015 158.128.644 00:35:07
3 terra.com.br 1,814 129.484.805 00:45:54
4 ig.com.br 1,674 70.220.482 00:21:35
5 msn.com.br 1,270 115.729.374 00:35:10

Fonte: Nielsen//NetRatings

* Os buscadores não estão inclusos nesta categoria.

Sobre o IBOPE eRatings.com

O IBOPE eRatings.com é uma empresa formada a partir de uma joint-venture entre o IBOPE e a ACNielsen eRatings.com, que oferece o primeiro serviço mundial de medição de audiência, publicidade e comportamento dos usuários da Internet. Com investimentos mundiais de US$ 50 milhões, a ACNielsen eRatings.com já dispõe de resultados em 14 países e os seus planos de expansão incluem mais 10 países até o final deste ano, entre eles Argentina e México. Até o ano 2001, o serviço estará disponível em um total de 30 países. Com um padrão global, método confiável e tecnologia superior, o objetivo da empresa é que o serviço atinja mais de 90% da audiência mundial da Web até 2001.